Há alguns anos tínhamos no mercado de imóveis, somente despachantes imobiliários, que eram os profissionais que detinham o conhecimento da documentação necessária para transacionar um imóvel, ou ainda de como regularizá-lo junto ao registro de imóveis, reunindo documentos, e montando o processo do financiamento junto ao banco, o que com certeza poupava muito tempo e contratempo. Ao contrario do que muita gente pensa, a documentação não é tão complexa atualmente, mas sim detalhada, e é preciso conhecimento para saber o que é cada documento e onde consegui-lo, além do preenchimento correto dos formulários.

O fato é que o financiamento bancário mudou ao longo do tempo e com a correria da vida, casa, família e trabalho, investir tempo para reunir documentos, preencher formulários, sem conhecimento pode trazer problemas a negociação do imóvel  que vão custar  mais do que contratar um despachante imobiliário, além de correr o risco de inviabilizar o sonho da casa própria.

Um despachante imobiliário pode aliviar o stress, fazer as coisas serem mais simples. Responsável em providenciar documentos, ajustar averbações junto a matricula do imóvel como casamento, alteração de endereço, detalhes exigidos para financiamento junto a Caixa, evitam os atrasos desnecessários e o stress causado pela ausência de documentos ou erros ao longo do processo.

Atualmente grande parte dos despachantes imobiliários tornaram-se correspondentes bancários, uma alteração necessária. Os correspondentes bancários, além de prestar os serviços de despachante em reunir documentos, tirar cópias, montar processo, acompanhar e tirar dúvidas do cliente operacionaliza quase cem por cento do processo junto a Caixa Econômica Federal, tendo acesso ao sistema bancário de analise de credito. Pode realizar: a solicitação da avaliação do imóvel junto à engenharia da caixa, inclusão dos dados dos compradores no sistema de credito, abertura de conta corrente, analise comercial e habitacional do cliente junto ao banco, debitar FGTS caso esse valor seja utilizado com entrada na negociação do imóvel, incluir contrato de habitação no sistema, cabendo ao banco agendar a assinatura de contrato e assinar o contrato com os clientes em data previamente agendada com o correspondente bancário.

Despachantes imobiliários que não são credenciados junto ao banco continuam reunindo documentos físicos e levando ao banco, mas não tem acesso ao sistema bancário, para agilizar o processo e ter responsabilidade de administrar o tempo sobre ele, o que dificulta o acesso do cliente as informações do seu próprio processo.

Contratando um despachante imobiliário que seja correspondente, o cliente passa a ter acesso às possibilidades existentes de credito e uma orientação correta de como fazer corretamente o pedido de credito junto ao banco.

O correspondente bancário tem papel fundamental no processo de financiamento, fazer com que toda burocracia torne-se mais simples e tranquila ao cliente, uma forma de traduzir as regras de financiamento para que sejam compreensíveis .